top of page
Buscar

Centro de Equoterapia Dr. Adler

Atualizado: 5 de out. de 2022

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar



Nesta terapia, a criança recebe o movimento do cavalo, o que estimula sua movimentação ativa.

A criança com PC apresenta distúrbios motores como: alterações neuromusculares, permanência de reflexos primitivos, rigidez, espasticidade, entre outros. Frequentemente, estes distúrbios são acompanhados de alterações de sensibilidade, percepção, cognição, comunicação e comportamento, alem de epilepsia e problemas musculoesqueléticos secundários. Um dos problemas mais marcantes da criança com PC é a alteração do controle postural.

A Paralisia Cerebral é classificada de acordo com o tônus muscular, podendo ser espástica, hipotônica, atetósica ou atáxica; e de acordo com sua topografia, podendo então ser chamada de tetraplegia, diplegia, paraplegia, hemiplegia ou monoplegia.



O tratamento da criança portadora de PC é multiprofissional e inclui tratamentos medicamentosos, cirúrgicos e clínicos. O principal objetivo é a melhora da capacidade funcional do paciente, com ênfase no movimento. Com o tempo, tem-se a diminuição gradual da interferência direta do profissional, levando a um aumento da independência da criança.

Uma das terapias utilizadas nesta criança é a Equoterapia, que consiste em um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar. Nesta terapia, a criança recebe o movimento do cavalo, o que estimula sua movimentação ativa.


A Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina em 1997e, atualmente, encontra-se entre os serviços especializados oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Nesta técnica, o profissional controla o cavalo de modo a estimular a postura, o equilíbrio, a coordenação, a força e o sistema sensório-motor da criança, enquanto ela responde a estes estímulos e também interage com o animal. Quanto maior for a criatividade do terapeuta, dentro dos limites que a técnica impõe, mais beneficamente estimulado o paciente será.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page